>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
LEITURA DE OBRAS DE ARTE
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
PROJETO VIDA
GINCANA 2016 - OLIMPÍADAS NA SEMANA DO ESTUDANTE
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
TEMÁTICA: FOLCLORE
Objetivos
1) Organizar exposição sobre o folclore brasileiro
2) Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro;
3) Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, etc.;
4) Aprender as fontes essenciais do folclore brasileiro: as culturas ibérica/européia, africana e indígena;
5) Distinguir o folclore das diversas regiões do país.
Comentário
A partir da segunda metade do século 20, a sociedade brasileira passou por processos de industrialização e urbanização acelerados. Os dois processos concorrem para a criação de uma cultura mais homogênea em todo o país, bem como para fazer desaparecerem ou se modificarem as tradições culturais populares, cuja origem se encontra no passado rural do país. Por isso, mais do que nunca é importante apresentá-las às novas gerações e preservá-las. Trata-se de tradições que formam a identidade nacional brasileira.
Ponto de partida
Leitura do texto Folclore: a sabedoria e as tradições do povo, passadas de geração a geração e dos links a ele relacionados, em Cultura brasileira. Os alunos podem ler os textos em casa e discuti-los em sala de aula de modo a esclarecer as dúvidas que tiverem sobre eles.
Estratégias
1) Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos cacarcterísticos do folclore brasileiros em uma área cultural específica: um grupo se dedica a música, outro a artesanato, outro a literatura, etc. Não se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar objetos folclóricos que possam ser expostos;
2) Pesquisar a história dos objetos encontrados: de onde eles se originam, quais suas fontes básicas (ibérica, africana, indígena, mestiça...), quem são seus produtores atualmente, etc.
3) Produzir cartazes ou painéis com textos identificando os objetos levantados e apresentando as informações essenciais sobre eles, pesquisadas no item anterior.
4) Podem-se privilegiar os elementos do folclore do local onde se realizará a exposição. Mesmo assim, é importante confrontar esses elementos com outros de outras regiões do Brasil. O artesanato em barro, por exemplo, existe em várias regiões brasileiras, mas apresentam motivos, formas ou técnicas diferentes conforme a região onde são produzidos.
5) Uma vez realizadas as etapas anteriores, pode-se organizar a exposição. A mostra não deve se restringir à classe que a organizou. Por isso, deve ser realizada preferencialmente em algum local em que ela possa ser visitada por toda a comunidade escolar.
ARTE E SUSTENTABILIDADE
Proponha à turma criar um espetáculo com o tema da arte e sustentabilidade. O objetivo será conscientizar todos os estudantes da escola sobre as questões referentes ao lixo e apresentar o conceito de sustentabilidade. A proposta é realizar todo o espetáculo utilizando apenas materiais recicláveis.
É preciso definir com a turma que tipo de linguagem será utilizada: dança, teatro ou mesmo um musical podem ser propostas desenvolvidas.
É preciso definir com a turma que tipo de linguagem será utilizada: dança, teatro ou mesmo um musical podem ser propostas desenvolvidas.
Definida a linguagem, separe a turma em equipes:
Roteiro: é preciso um ponto de partida para a criação do roteiro. O roteiro pode ser criado a partir de um conto, uma música, um poema. Não existe uma regra, pois a fonte de inspiração é diversa.
Elenco: esse grupo deverá ser responsável pela criação das cenas baseadas no roteiro. A direção poderá ficar a cargo do educador ou de um educando com experiência teatral.
Trilha Sonora: essa equipe deverá realizar pesquisas sobre instrumentos musicais recicláveis. A trilha pode ser gravada ou ao vivo, isso dependerá do nível musical dos estudantes ou mesmo do educador.
Cenário: a equipe precisará conhecer o roteiro e acompanhar os ensaios. É importante que todos sejam responsáveis pela coleta do material reciclável. A equipe será responsável pela criação e execução do cenário, mas é sempre bom contar com toda a turma, pois a produção pode ser muito grande ou complexa.
Figurino: oriente a turma em uma pesquisa sobre moda e sustentabilidade. O trabalho pode ser criado a partir da customização de roupas usadas ou apenas com materiais recicláveis. É muito importante que essa turma compreenda os movimentos executado pelo elenco para que o figurino seja adequado.
0 comentários:
Postar um comentário