ARTES VISUAISMuseu de Arte Contemporânea
de Pernambuco abre exposiçãoEspaço expositivo, localizado em Olinda, exibe recorte da Coleção Assis Chateaubriand


Publicado em: 18/03/2017 


Homem com Bicileta (1942), de Cândido Portinari, pertencente à Coleção Assis Chateaubriand. Crédito: MAC-PE/Divulgação

O Sítio Histórico de Olinda guarda em seus domínios não apenas o trabalho de artesãos e artistas visuais que abrem seus ateliês aos visitantes, mas também o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), que tem um acervo respeitável de obras nacionais. A Coleção Assis Chateaubriand, doada pelo magnata das comunicações ao Governo de Pernambuco em 1966 é a espinha dorsal desse conjunto de obras e ganha um novo recorte curatorial. A exposição As pessoas - acervo educativo do MAC-PE, cuja abertura acontece às 15h deste sábado, exibe ao público uma parte dessa história. 


A mostra é dividida em três pilares: O retrato e o nu artístico; Os personagens: reais e imaginários e Cenas e lugares. Entre os artistas com obras pinçadas para a exposição, estão Cândido Portinari, Ladjane Bandeira, João Batista da Costa e o americano David Hockney, representado pela série de gravuras em cores Hollywood Collection. Esta é a segunda mostra vinculada à Coleção Assis Chateaubriand, de um total de três previstas. A primeira foi Natureza, em outubro do ano passado, e a próxima, Abstratos, acontecerá em julho. A inicitaviva, que coloca grande ênfase na arte-educação, também prevê encontros com professores. 



A Coleção Assis Chateaubriand é composta por cerca de 300 obras e têm trabalhos criados desde o século 19 até os anos 60. Embora tenha representantes internacionais, esse conjunto de obras tem como destaque a arte brasileira. Quadros e gravuras de Francisco Brennand, Almeida Júnior e dos japoneses radicados no Brasil Tomie Ohtake e Manabu Mabe foram adquiridos. “O projeto pretende aproximar o museu e o público através destas ações educativas. Ao revelar o importante e valioso acervo do MAC-PE, como conteúdo educativo para professores, alunos e público em geral, estará sendo oferecida a rara oportunidade de ter acesso a um patrimônio brasileiro muito rico", afirma a curadora e coordenadora educativa do projeto, Lúcia Padilha Cardoso.



SERVIÇO

Exposição As Pessoas - Acervo Educativo do MAC-PE
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE) - Rua 13 de maio, 157, Carmo, Olinda

Visitação: de terça a sexta, das 9h às 13h. Até 20 de junho
Informações: 3184-3153




0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

TRADUZIR

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS