ARTES VISUAISMuseu de Arte Contemporânea
de Pernambuco abre exposiçãoEspaço expositivo, localizado em Olinda, exibe recorte da Coleção Assis Chateaubriand
de Pernambuco abre exposiçãoEspaço expositivo, localizado em Olinda, exibe recorte da Coleção Assis Chateaubriand
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 18/03/2017
Homem com Bicileta (1942), de Cândido Portinari, pertencente à Coleção Assis Chateaubriand. Crédito: MAC-PE/Divulgação
O Sítio Histórico de Olinda guarda em seus domínios não apenas o trabalho de artesãos e artistas visuais que abrem seus ateliês aos visitantes, mas também o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), que tem um acervo respeitável de obras nacionais. A Coleção Assis Chateaubriand, doada pelo magnata das comunicações ao Governo de Pernambuco em 1966 é a espinha dorsal desse conjunto de obras e ganha um novo recorte curatorial. A exposição As pessoas - acervo educativo do MAC-PE, cuja abertura acontece às 15h deste sábado, exibe ao público uma parte dessa história.
A mostra é dividida em três pilares: O retrato e o nu artístico; Os personagens: reais e imaginários e Cenas e lugares. Entre os artistas com obras pinçadas para a exposição, estão Cândido Portinari, Ladjane Bandeira, João Batista da Costa e o americano David Hockney, representado pela série de gravuras em cores Hollywood Collection. Esta é a segunda mostra vinculada à Coleção Assis Chateaubriand, de um total de três previstas. A primeira foi Natureza, em outubro do ano passado, e a próxima, Abstratos, acontecerá em julho. A inicitaviva, que coloca grande ênfase na arte-educação, também prevê encontros com professores.
A Coleção Assis Chateaubriand é composta por cerca de 300 obras e têm trabalhos criados desde o século 19 até os anos 60. Embora tenha representantes internacionais, esse conjunto de obras tem como destaque a arte brasileira. Quadros e gravuras de Francisco Brennand, Almeida Júnior e dos japoneses radicados no Brasil Tomie Ohtake e Manabu Mabe foram adquiridos. “O projeto pretende aproximar o museu e o público através destas ações educativas. Ao revelar o importante e valioso acervo do MAC-PE, como conteúdo educativo para professores, alunos e público em geral, estará sendo oferecida a rara oportunidade de ter acesso a um patrimônio brasileiro muito rico", afirma a curadora e coordenadora educativa do projeto, Lúcia Padilha Cardoso.
SERVIÇO
Exposição As Pessoas - Acervo Educativo do MAC-PE
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE) - Rua 13 de maio, 157, Carmo, Olinda
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 13h. Até 20 de junho
Informações: 3184-3153
0 comentários:
Postar um comentário